top of page
  • Foto do escritorJuliana Martins

Não seja um adulto mimado! Um bate papo sobre constância e disciplina.


Quando falamos em emagrecimento e qualidade de vida, muitas pessoas pensam, ser completamente impossível atingir seus objetivos. Seja porque acham que levar a vida de maneira saudável e equilibrada seja uma tarefa extremamente árdua, ou por simplesmente valorizarem outras coisas em suas vidas, em detrimento da própria saúde e autocuidado.


Ano após ano, acompanhamos os consultórios de nutrição e as academias de ginástica lotadas de clientes sazonais. Aquelas pessoas que se empolgam na matrícula e nas primeiras consultas, mas que depois de algumas semanas e meses simplesmente desaparecem.


Você já parou pra pensar porque isso acontece?

Você também já parou pra pensar que as pessoas sabem o que devem fazer para atingirem seus objetivos, mas simplesmente não conseguem pôr em prática e ter constância?


Sim, isso não acontece só com você. Essa é a realidade de grande parte das pessoas.

São vários os fatores que levam as pessoas a não terem sucesso ao tentar iniciar e manter um estilo de vida saudável, mas o principal deles é uma triste realidade: as pessoas não estão preparadas, nem dispostas a fazerem o difícil. Acabam apelando para os caminhos mais fáceis, mesmo que eles não levem a nada, somente a uma breve promessa de atingimento rápido dos seus objetivos.


Quem nunca se deixou iludir pelo famoso chá emagrecedor, ou por anúncios de shakes milagrosos que prometem eliminar 5kg em uma semana?

Essas promessas vendem como água, pois o ser humano é tentado a seguir o caminho que requer menos esforço. Mesmo sabendo que dessa forma não chegarão a lugar algum.

Emagrecer, manter o peso adequado, se exercitar, fazer escolhas saudáveis, exige mais do que disposição e disciplina. Exige um controle sobre si, sobre suas vontades e seus impulsos.


O caminho mais fácil é sempre o mais tentador, afinal de contas quem em sã consciência prefere, de livre e espontânea vontade, sair para correr em um dia frio e nublado às 06h da manhã, enquanto a cama e o edredom quentinhos parecem tão tentadores.


A luta é entre você e você mesmo!


Exercitar a disciplina é fazer o que tem que ser feito, independentemente de você gostar ou não daquilo naquele momento. É se propor a fazer o que você negociou consigo mesmo e cumprir os acordos que se fez.


Manter uma vida saudável, é abdicar de prazeres imediatos em busca de uma recompensa futura, mesmo que nem hoje e nem amanhã, você veja essa recompensa na balança ou no espelho.


Se você acessa as redes sociais, frequentemente deve acompanhar ataques de ódio gratuitos a pessoas bem sucedidas, seja em qual ramo for. É só uma pessoa postar uma foto que "esfregue" na cara dos seguidores o quão bem sucedida ela é em algum aspecto, que os haters estarão preparados para diminuir aquela conquista:


"-Ah! Mas tomando bomba, até eu teria esse corpo".

"-Ah! Mas com tanto dinheiro, até eu me alimentaria bem".

"- Com certeza é photoshop!


Sabe por que esse tipo de comportamento é tão comum? Por que é muito mais fácil rebaixarmos as conquistas dos outros, do que assumirmos para nós mesmos que também poderíamos chegar àquele resultado, se quiséssemos e tivéssemos a mesma disciplina.

A primeira coisa que temos que ter em mente ao tentar iniciar um projeto de mudança de vida, é o fato de que sim, teremos que abrir mão de muitas coisas, e que a disciplina irá sobrepor as nossas vontades por diversas vezes.


Quem não está apto a abrir mão de seus desejos e impulsos momentâneos em busca de um objetivo maior, dificilmente será bem sucedido, seja qual for a empreitada que desejar implementar em sua vida.


Exercite o seu autocontrole, tendo em mente que suas ações e hábitos atuais, te trouxeram até a vida que você tem hoje, e que, se você deseja ter uma vida diferente, suas ações e hábitos também devem ser diferentes.


Se você for um adulto mimado, que leva a vida de acordo somente com suas vontades, buscando fazer somente o que gosta e o que quer, dificilmente terá uma vida positiva. Sabe a velha história do só se vive uma vez? Essa frase é muito falada pelos inconsequentes, que se esquecem que sim, só se vive uma vez, porém, viver essa vida de uma forma desequilibrada, tem um preço muito alto.


Nossas vontades são enganosas na maior parte do tempo, pois são movidas a estímulos que nos acostumamos. Está em nossas mãos o poder de nos acostumarmos a novos estímulos, que nos levem para mais perto da vida que desejamos para nós, pois, se o seu desejo é mudar, é sinal de que os estímulos que você vem tendo até então não estão te levando para lá, não é mesmo?


Pessoas que mantém a constância na busca por seus objetivos não são mimadas. Elas são movidas a fazer o que tem que ser feito, através de um planejamento detalhado e do cumprimento dos acordos que se fizeram. Não tem essa de "ah, eu mereço", ou "ah, é só hoje" e sim uma sequência de "não vou fazer isso, pois sei que, o prazer momentâneo que eu terei será infinitamente menor do que a recompensa final que estou buscando".


Essas pessoas também sabem equilibrar as coisas, abrindo concessões planejadas, porém as concessões não são hábitos que os fazem perder o controle. Eles tem domínio sobre suas vontades e impulsos e não o contrário.

Se você estiver disposto a mudar realmente a sua vida, primeiro precisa digerir essa dura realidade: não será fácil e exigirá muito esforço. Não existem atalhos!


Você realmente está preparado para isso?

Comments


bottom of page