top of page
  • Foto do escritorJuliana Martins

Por que é Tão Difícil Emagrecer e Manter o Peso: Um Guia para Mulheres Cansadas de Tentativas Fracassadas


Para muitas mulheres, a jornada de emagrecimento é como uma montanha-russa emocional, cheia de altos e baixos, promessas quebradas e frustrações contínuas. O desejo de alcançar o peso ideal e mantê-lo no longo prazo é uma batalha desafiadora e complexa, que muitas vezes parece impossível de vencer. Entender por que isso acontece é o primeiro passo para encontrar soluções reais e sustentáveis. Neste artigo, exploraremos algumas das razões pelas quais é tão difícil emagrecer e manter o peso, oferecendo insights valiosos para você que está cansada de tentativas fracassadas.


1. Expectativas Irreais e Pressão Social

Muitas mulheres são bombardeadas com imagens irreais de corpos "perfeitos" nas mídias sociais, revistas e televisão. Essa pressão para alcançar um padrão inatingível de beleza pode levar a expectativas irreais sobre o emagrecimento. Quando os resultados não correspondem às expectativas, é comum sentir-se desencorajada e desmotivada.

Muitas vezes você já emagreceu, porém ao focar na imagem do corpo irreal, você continua a jornada pensando que ainda não chegou lá.

Qual a meta de emagrecimento realista para o seu caso? É nela que você deve focar.


2. Dietas Restritivas e Ciclos de Restrição/Compensação

A abordagem tradicional de "dieta" muitas vezes envolve restrições extremas de calorias, grupos de alimentos ou macronutrientes. Embora essas dietas possam resultar em perda de peso inicial, elas raramente são sustentáveis a longo prazo. A privação extrema muitas vezes leva a episódios de compulsão alimentar e sentimentos de culpa, criando um ciclo vicioso de restrição e compensação.

Entrar e sair de dietas mirabolantes alteram o seu metabolismo e fazem seu corpo armazenar mais gordura, fazendo você engordar ainda mais do que antes de ter iniciado a dieta.

Dieta não funciona! O que funciona é reeducação e para isso, conte com a ajuda de um(a) bom(a) Nutricionista.


3. Falta de Educação Nutricional e Hábitos Alimentares Não Saudáveis

Muitas mulheres não têm uma compreensão adequada de nutrição e como fazer escolhas alimentares saudáveis no dia a dia. Isso pode levar ao consumo excessivo de alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e calorias vazias. Sem os conhecimentos necessários para fazer escolhas alimentares saudáveis, é difícil manter um peso saudável a longo prazo.

Sabe aqueles famosos alimentos "fit" vendidos no mercado? Saiba que a sua grande maioria não é tão fit assim e podem ser até mais prejudicias do que os alimentos hiperpalatáveis. Aprenda a ler rótulos e o básico sobre composição dos alimentos.

Quando mais in natura for o alimento, mais no caminho certo você estará.


4. Fatores Emocionais e Psicológicos

O peso muitas vezes está ligado a questões emocionais e psicológicas profundas, como estresse, ansiedade, depressão, trauma passado e autoestima. Muitas mulheres recorrem à comida como uma forma de conforto emocional ou para lidar com o estresse, o que pode levar a padrões alimentares pouco saudáveis e ganho de peso.

Saiba que enquanto você não trabalhar as suas emoções, o emagrecimento definitivo vai ser algo cada vez mais distante para você.


5. Falta de Apoio e Estratégias de Suporte

Emagrecer e manter o peso requer mais do que apenas força de vontade. É importante ter um sistema de apoio forte e estratégias eficazes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho. Sem esse suporte, é fácil desistir diante das dificuldades e voltar aos velhos hábitos pouco saudáveis.

Seu ambiente (lugares que frequenta e pessoas com quem convive) devem estar alinhados ao seu objetivo, caso contrário será muito mais difícil você conseguir manter a constância e o foco.


6. Não contar com uma mentora parceira de jornada

Poder contar com alguém que trilhou o mesmo caminho que você está trilhando e conhece todas as dificuldades pelas quais você passou e ainda irá passar, vai te ajudar a chegar muito mais longe com mais consistência e assertividade.

Ter alguém que te mostre o caminho das pedras e como trilhá-lo, faz com que seu objetivo seja atingido mais facilmente.

Busque ajuda. O caminho fica mais difícil quando tentamos seguir sozinhas.


O emagrecimento definitivo envolve a adoção de uma abordagem mais inteligente e sustentável. Isso envolve abandonar as dietas restritivas em favor de uma alimentação balanceada e nutritiva, trabalhar questões emocionais e psicológicas subjacentes e mudar o seu ambiente se necessário. Ao adotar uma abordagem holística para o emagrecimento e a saúde, é extremamente possível alcançar seus objetivos de forma duradoura e significativa.

Comments


bottom of page